Engajamento de funcionários = aumento de produtividade!

Empresas de todo o mundo buscam excelência em todas as frentes como: Atendimento, qualidade dos seus produtos e serviços, pós venda e tudo isso, sem abandonar o aumento contínuo da produtividade de seus colaboradores.

Sabemos que a maioria de nós também já pensou em como aumentar a produtividade de nossas equipes, não é? Mas como conseguir este ENGAJAMENTO?

Right Management Brasil, em uma pesquisa realizada recentemente, chegou a conclusão de que os profissionais motivados são 50% mais produtivos.

A pesquisa ouviu 30 mil pessoas de 15 países, sendo 10 mil delas brasileiras. Afinal, um funcionário satisfeito produz mais e, consequentemente, gera mais resultados para a empresa.

Inseridas na era da transformação digital e inspiradas pelos métodos de sucesso de empresas de tecnologia, empresas em geral estão incorporando práticas inovadoras dentro de suas políticas corporativas.

Um dos cases mais conhecidos é da Google, que está no mercado desde 1998, e por vários anos, foi considerada a melhor empresa para se trabalhar, segundo análises realizadas pelo GPTW (Great Place to Work), instituto americano responsável pela realização de pesquisas focadas na motivação dos colaboradores de empresas que atuam em diversos segmentos. O GPTW realiza avaliações de acordo com os pilares que o instituto acredita serem características atraentes para a força de trabalho, como credibilidade, respeito, imparcialidade, orgulho e camaradagem.

O Google coloca os funcionários em primeiro lugar quando se trata do dia a dia em seus escritórios. Há o investimento em benefícios adicionais como academias de ginástica, salas de massagem, área para entretenimento e lanchinhos no meio da tarde para garantir a satisfação e qualidade de vida dos colaboradores, e assim, aumentar a produtividade.

Mas é claro que precisamos considerar que cada negócio tem seu tamanho, receita e capacidade, mas o que está cada vez mais claro é que independentemente do tamanho do seu empreendimento, é fundamental buscar formas de engajar e motivar sua equipe a fim de que elas possam aumentar a produtividade naturalmente e ainda trabalharem felizes.

Para te ajudar nesta jornada, separamos 6 dicas para engajar seus colaboradores a custo 0 ou com pouquíssimo investimento.

1. Dê um propósito à sua equipe

O primeiro passo para incentivar seus funcionários é fazer com que eles saibam que o trabalho deles é importante.” Fazer essas pessoas lembrarem que trabalham para uma causa maior dá sentido àquela ação do dia, por mais mecânica que ela possa ser. O funcionário não se sente incentivado se não sabe como sua atividade afeta outras áreas da empresa, qual a importância dele nesse processo.

2. Não faça reuniões apenas para dar broncas

Muitos empreendedores só falam com seus funcionários na hora de dar más notícias. Mas fazer reuniões para falar dos bons resultados e elogiar o trabalho que está sendo feito é tão importante quanto, mesmo que sejam conquistas pequenas. Qualquer forma de reconhecimento já é um incentivo. 

3. Saiba quem são seus funcionários

Para estimular sua equipe, é preciso saber as preferências de cada um dos funcionários. Por isso, reserve um pouco do seu tempo para saber o que anima cada funcionário, o que incomoda e o que é esperado para o futuro.

Lembre-se: Você não precisa gastar muito dinheiro: o que você precisa é investir seu tempo, sentando-se com sua equipe e ouvindo. Caso contrário, você estará sempre dando estímulos errados. 

4. Proponha desafios e recompense

Outra forma de incentivar seus funcionários é oferecer pequenos desafios no dia a dia: por exemplo, buscar a solução para um problema antigo do negócio ou para bater a meta proposta. Quem resolver um desses desafios recebe um prêmio simples, como um vale-presente ou um produto da própria empresa. “Faça atividades curtas, com no máximo um mês de duração. O desembolso é pequeno, mas a equipe se engajará no desafio proposto.

5. Estimule a capacitação

Na mesma linha, é preciso estimular o desenvolvimento intelectual e técnico constante dos funcionários. Isso porque quem está estagnado também fica desmotivado. “A pessoa tem que se ver crescendo na empresa. Sendo assim, relacionando o resultado que traz para a empresa com seu desenvolvimento pessoal.

E não é preciso desembolsar muito para capacitar a equipe. “Existem centenas de cursos, palestras e eventos de graça e online. A empresa pode fazer essa pesquisa e trabalhar com esse tipo de estímulo. Lembrando que tornar os funcionários valiosos é importante para a empresa também.

6. Feche parcerias com estabelecimentos próximos

É comum empresas fazerem acordos com academias, restaurantes e escolas próximas, com o objetivo de oferecer descontos aos funcionários. Essa é uma parceria que não costuma sair muito cara, e pode ser uma via de mão dupla. Seus funcionários ficam felizes, motivados e a sua empresa consegue atrair e fidelizar mais clientes. Dependendo do seu tipo de empresa, pode até ser possível oferecer produtos ou serviços para os funcionários do estabelecimento parceiro.

 

 

Viu como é fácil?

Conte com a Triibo para te ajudar em várias dessas dicas utilizando nossa plataforma.

Gostou da Dica? Compartilhe com sua rede de relacionamento e se ainda não é um assinante Triibo não perca tempo, clique aqui e cadastre já seu negócio 

Quer fidelizar e se comunicar com seus clientes de forma assertiva?

Triibo é a plataforma de fidelização e engajamento de clientes mais usada por pequenos e médios estabelecimentos comerciais. Quer saber mais? Clique no botão abaixo:

Quer fidelizar e se comunicar com seus clientes de forma assertiva?

Triibo é a plataforma de fidelização e engajamento de clientes mais usada por pequenos e médios estabelecimentos comerciais. Quer saber mais? Clique no botão abaixo:

Fale conosco

+55 11 97069-7706

9h às 19h de seg a sex.

contato@triibo-hml.triibo.com.br

Aproveite e baixe o nosso app.

© Triibo todos os direitos reservados