Como fazer promoções sem perder a lucratividade

Saber como fazer promoções sem perder a lucratividade é uma questão fundamental para os empresários e donos de comércios varejistas que desejam aumentar as vendas ou ainda queimar o estoque.

Dentro desse contexto, é necessário se atentar ao planejamento da promoção. Isso é muito relevante para que o maior proveito possível seja tirado dessa situação. Para ajudar nesse sentido, separamos 5 dicas importantes de como fazer promoções sem perder a lucratividade.

1. Faça promoções para o público certo

É preciso destinar as suas promoções para o público certo, ou seja, fazer um estudo para compreender quem são as pessoas que podem se interessar por comprar do seu negócio.

As redes sociais podem ajudar nisso, uma vez que você pode analisar os perfis de seus seguidores e compreender um pouco mais sobre as suas preferências. Conhecer os gostos do seu público é muito importante para que você possa criar peças publicitárias que atinjam exatamente o alvo que você deseja, seja em ações de marketing digital ou em mídias tradicionais.

2. Monte combos de produtos

Para estimular a compra de produtos que talvez estejam parados no estoque, montar combos pode ser importante. Por isso, monte kits para que as pessoas possam comprar mais de um item, levando algo grátis, por exemplo.

Também é possível oferecer descontos na compra da segunda unidade ou um valor reduzido para um produto X, quando também for comprado um produto Y.

3. Escolha a promoção adequada

Existem diversos tipos de promoções que podem ser feitas nas empresas. Por isso, é preciso escolher a mais indicada para o seu negócio e que gere boas possibilidades de lucro para o seu estabelecimento.
Veja alguns exemplos de promoções que você pode aplicar na sua empresa, a seguir:

  • Descontos

Os descontos são muito populares e atraem bastante as pessoas para um estabelecimento. Afinal, todos gostam de comprar artigos por um preço melhor. Assim, é possível criar descontos para que eles sirvam como chamariz para também vender outros produtos da sua loja.

  • Brindes

Oferecer brindes também pode atrair mais pessoas para a sua loja, embora essa prática seja menos comum que os descontos. Você pode fazer promoções ou oferecer os combos, como anteriormente citados, ou então permitir ao cliente a escolha de um produto grátis na compra de outro.

  • Programas de fidelização

Os programas de fidelização são interessantes pelo fato de fazer com que os clientes voltem a comprar da sua loja em outras situações. Assim, você lucra não apenas em um dia, mas sim por um longo período.

4. Defina um prazo para a promoção

Um erro bastante grave e comum de ser cometido por empresário do setor varejista é não definir prazos de validade para a promoção. Ao não incentivar nos clientes o fator da escassez, eles certamente deixarão para comprar em outra oportunidade, pois sabem que a promoção será sempre oferecida.

No caso de você deixar claro que as ofertas valem apenas até tal dia, as pessoas sabem que após essa data os preços subirão e que elas precisam aproveitar o momento para pagar menos por aquilo que desejam adquirir.

5. Escolha bem os produtos colocados em oferta

Não são todos os produtos/serviços que podem ser inseridos em promoção sem que a loja sofra impactos negativos. Por isso, convém saber quais produtos podem ou não podem ser colocados em promoção.

Nossa dica é fazer promoções com os itens mais vendidos, aqueles que você pode comprar em grande quantidade e assim negociar preços com os seus fornecedores. Também podem ser dados descontos para os produtos mais rentáveis, que são os que não vendem tanto, mas têm uma margem de lucro maior. As promoções também podem ser úteis para movimentar o estoque e vender rapidamente produtos que estão parados e perderão a validade em breve, por exemplo.

E aí, gostou das nossas dicas de como fazer promoção sem perder a lucratividade?

Nós da Triibo podemos te ajudar a colocar essas dicas em prática usando o máximo de nossa tecnologia e da expertise de nossos consultores.

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