6 parques de São Paulo para conhecer e passear.

A cidade de São Paulo não é apenas infestada de prédios e carros por todos os lados, milhões de pessoas andando pra lá e pra cá no horário do almoço em centros comerciais e motos cortando o trânsito da cidade.

Apesar de tudo isso existem grandes e pequenos “refúgios” que servem para a pratica de esportes coletivos e atividade física, passear com os filhos e crianças, levar o pet para passear, e até mesmo apenas para relaxar, meditar, ler um livro ou fazer um piquenique. São eles os parques públicos ou privados que nos fazem se sentir fora de São Paulo.

Abaixo vamos listar 6 ótimas opções para qualquer uma das atividades acima.

1 – Parque Ibirapuera

O Ibirapuera é parque urbano mais importante de São Paulo e um dos, se não o mais movimentado da cidade.

Inúmeras atividades podem ser realizadas lá e para todos os gostos. São quase 3km de pista asfaltada para corrida e caminhada em volta do lago, até 1,5km de pista para cooper, 6km de uma pista de terra que cerca todo o parque, ciclovia, quadras de basquete, futebol de salão, vôlei, futebol de Society e diversas praças ou campos onde é possível realizar também atividades físicas ou apenas relaxar e aproveitar o sol do dia.

Parque Ibirapuera aberto

Além disso existe muita cultura pelo parque. Lá são localizados importantes museus e espaços para exposições como o Museu de Arte Moderna, Museu Afro Brasil, a OCA, Auditório do Ibirapuera, Pavilhão das Culturas Brasileiras, Bienal, o Museu de Arte Contemporânea e o Pavilhão Japonês. Muita coisa, né?!

E mais uma coisa boa, dentro do app Triibo é possível fazer parte da triibo do Ibira, onde você encontra promoções, descontos, notícias e muito mais.

Localização: Av. Pedro Álvares Cabral – Vila Mariana. É possível entrar também pela av. Republica do Líbano e pela av. Quarto centenário.

O horário de funcionamento: Todos os dias – 05h às 00h00.

2 - Parque Villa Lobos

Famoso não só por sua área de lazer e atividades físicas como também por shows e eventos que acontecem por lá.

O parque Villa Lobos conta com pista de cooper, pista para corrida e caminha, quadras poliesportivas, streetbasketball, quadras de tênis, espaço para shows e eventos e um famoso bowl de skate para a prática e até campeonatos mundiais acontecem por lá.

Possui enormes áreas de campos verdes, bosques e jardins para aproveitar o dia, relaxar e praticar atividades físicas. Além da ciclovia de 4,5km de extensão.

Localização: Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2001 – Alto de Pinheiros

Horário de funcionamento: Todos os dias – 5h30 às 19h.

3 – Parque da Água Branca

Com um ambiente mais rural, o parque Dr. Fernando Costa, mais conhecido por parque da Água Branca, é um ótimo lugar para ir com as crianças. Diversões para os pequenos como o trenzinho e o playground, aquário com uma enorme diversidade de cores e espécies e também o Museu de Geologia, são algumas das opções que você encontra por lá.

O ambiente rural citado acima se dá por conta dos animais que podem ser encontrados pelo caminho nos passeios pelo parque, como galinhas, patos, pavões e outros animais que vivem por lá.

Localização: Av. Francisco Matarazzo, 455 – Água Branca

 Horário de funcionamento: Todos os dias – 6h00 às 20h.

4 – Parque da Independência

Localizado no bairro do Ipiranga e onde está instalado o famoso Museu Paulista da Universidade de São Paulo, conhecido popularmente como Museu do Ipiranga, o parque da Independência recebe esse nome por ser ali onde ocorreu o Grito da Independência do Brasil, proclamado por D. Pedro I.

O museu está temporariamente fechado para reforma, mas ainda é possível caminhar e utilizar a grande alameda dentro do parque para andar de skate, patins, bicicleta ou apenas fazer exercícios livres.

Parque da independencia. Museu do ipiranga

Para conhecer um pouco mais enquanto ele está fechado, valeu acessar o site do Museu Paulista da Universidade de São Paulo.

Localização: Av. Nazaré, s/n – Ipiranga

Horário de funcionamento: Todos os dias – das 5h às 20h.


5 – Parque do Carmo

Este é o maior ou um dos maiores parques de São Paulo, com 1,5 milhão de m² e muita área preservada.

No parque é possível aproveitar atividades para todos os gostos. Tem pista de skate, ciclovia e pista de atletismo, 3 playgrounds para as crianças e até mesmo diversas churrasqueiras por todo o parque. Além de quiosques, lagos e um espaço para leitura de livros e revistas.

Um evento bem legal também no Parque do Carmo é o Bosque das Cerejeiras, onde as árvores florescem oferecendo um visual lindo todos os anos no fim do mês de julho ou começo de agosto, e com entrada gratuita. Diversão o ano todo por lá.

Localização: Av. Afonso de Sampaio Souza, 951 – Itaquera.

Horário de funcionamento: Todos os dias – das 06h às 18h.


6 – Parque da Juventude

Ocupando o espaço do antigo Carandiru, a maior penitenciária da América Latina que foi desligada, o Parque da Juventude Dom Paulo Evaristo Arns foi inaugurado em 2003 e trouxe para a zona norte uma enorme área de lazer e recreação. 

O parque é “dividido” em três grandes setores de lazer.

São eles:

Área esportiva com quadras poliesportivas, quadras de tênis, pistas de skate e patins, cooper, aulas gratuitas de diversos esportes – que devem estar pausadas devido à pandemia – e entre outras coisas.

Área Central – Composta por uma grande área verde com jardins, bosques, alamedas, passarelas e uma pequena Mata Atlântica. Ideal para atividades livres, recreação com crianças ou descanso.

Área Institucional – Uma área de cultura com se localiza a escola Técnica Estadual (ETEC), a Biblioteca de São Paulo que foi finalista em 2018 como a Melhor Biblioteca do Mundo contendo mais de 30 mil livros e mais alguns projetos que oferecendo internet e muito aprendizado gratuito aos frequentadores.

Localização: Av. Zaki Narchi, 1309 – Santana.

Horário de Funcionamento: Todos os dias – Das 06h às 19h.

São vários outros parques pela cidade para praticar esportes, aproveitar com os filhos ou apenas relaxar, deixando um pouco de lado o estresse de São Paulo.

Para estes e os demais parques, procure se informar um pouco mais sobre suas regras e restrições devido à pandemia.

Aproveitem para conhecer novos parques e contem pra gente como foi essa experiência.

Fale conosco

+55 11 97069-7706

9h às 19h de seg a sex.

contato@triibo-hml.triibo.com.br

Aproveite e baixe o nosso app.

© Triibo todos os direitos reservados