6 passos para criar relacionamentos genuínos e duradouros com o seu cliente.

Como falamos em outros posts, sabemos o quão importante é se relacionar e se comunicar bem com seus clientes, independente do ramo de atuação do seu negócio. 

Pensando nisso, neste post vamos trazer 6 dicas que qualquer negócio deve ter como premissas básicas para criar um relacionamento duradouro e eficaz com seus clientes. E essas 6 dicas são

Comunicação eficiente

A base de todo relacionamento duradouro é ter uma boa comunicação e acaba sendo imprescindível essa comunicação ativa e eficiente com seus clientes, se quiser torna-los fiéis e defensores da sua marca.
Existem diversas formas de se manter presente da vida de seus clientes. Pelas suas redes sociais com conteúdos relevantes, por e-mail marketing, por plataformas de relacionamento com o cliente como a Triibo e muitas outras.

É muito importante que você saiba como se comunicar com seus clientes de forma individual, ou separadas em grupos com perfis semelhantes – como vamos falar mais pra frente – e esteja sempre frequente na vida deles, mas que não esqueçam que você existe.

Entenda o seu cliente

Puxando o gatilho da importância de se comunicar com o seu cliente, vem o entendimento de cada um. A partir do momento que você os conhece, passa a entender suas necessidades e desejos, assim consegue entregar produtos e serviços que sejam mais relevantes e personalizados para cada cliente ou cada grupo de clientes que tem interesses em comum, podendo assim, superar suas expectativas.

Um dos diferenciais hoje em dia está em superar as expectativas dos seus clientes com inovações. Para inovar não é preciso necessário tecnologia ou anos de pesquisa, mas uma entrega, uma personalização, um bom atendimento ou um cardápio interativo com imagens, por exemplo, pode ser a inovação que seu negócio precisa.

Personalização

Entregar produtos ou serviços personalizados agrega e muito a experiência dos seus clientes. Por sentirem que aquela entrega pode ser exclusiva, mesmo que não seja, o encantamento muitas vezes acontece, o cliente se sente importante e passa a comprar cada vez mais em seu estabelecimento. 

Ele passa a se sentir bem lá e sente que faz parte do local ou marca. Já se torna um advogado da marca e passa então a, possivelmente, convidar amigos e familiares para conhecerem o seu negócio, aumentando assim o número de clientes em potencial.

 

Tenha um pós venda de qualidade (Suporte)

Para garantir uma boa experiência e aumentar ainda mais a chance dos seus clientes virarem defensores da marca, não basta apenas vender um bom produto ou serviço, mas continuar a comunicação com seu cliente depois que a venda acontece.

Saber se ele está contente com o produto ou serviço adquirido, como ele avalia e se ele recomendaria a outras pessoas são pontos positivos a serem trabalhados. Caso algum cliente tenha algum problema, resolva-o da melhor maneira possível e o quanto antes.

 

Redes Sociais

Como dissemos na primeira dica, uma das principais ferramentas e meio de comunicação é a rede social.

Pelas redes sociais você consegue ter uma comunicação visual com seus clientes, mostrando fotos e vídeos chamativos de produtos ou serviços, conteúdos relevantes que façam com que eles interajam e compartilhem, além, claro, via chat das redes onde os clientes podem também interagir com as marcas.

É essencial que o conteúdo mostrado ali seja coerente com a cultura e o propósito do seu negócio.  Seja sincero ao mostrar seus produtos, serviços ou ideais. Assim como qualquer pessoa não gosta de ser enganada, lembre-se que seus clientes também são pessoas e isso pode ser muito ruim para o seu negócio.

Agregue valor para a vida das pessoas, sem mentiras.

CRM - Gestão do Relacionamento

E por fim, ditas todas essas regras básicas para se criar um bom relacionamento com seus clientes, chega a hora da prática.

O CRM, que podemos traduzir como Gestão do Relacionamento com os clientes, nada mais é do que um punhado de técnicas e processos para que este relacionamento/comunicação aconteça de forma eficiente e precisa.

Chega a hora de definir os seus objetivos e criar planos e metas para eles. Por exemplo:

Tenho como objetivo: reconquistar clientes que deixaram de consumir no meu estabelecimento.

O que preciso fazer para que isso de certo?

Enviar um e-mail ou mensagem via whatsapp de alguma promoção exclusiva para eles? Divulgar novos produtos para que desperte o interesse de voltarem a se relacionar comigo?

Quantos clientes deixaram de consumir e em um mês, quantos preciso trazer de volta para bater a minha meta?

sucesso para o negócio

São algumas informações como essas que são usadas para planejar e começar a estruturar o seu plano de ação, seja ele qual for o mais adequado para o seu negócio e objetivos.

Comece por essas 6 etapas e o sucesso do seu negócio com os seus clientes tem um caminho certo. Conte com a ajuda da Triibo para se comunicar mais e de forma efetiva com seus clientes.

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