5 dicas essenciais para aumentar a rentabilidade do seu negócio!

Conceito de rentabilidade

Antes de mais nada, é importante deixarmos bem claro que a rentabilidade e a lucratividade são conceitos diferentes. Enquanto a lucratividade indica o quanto a empresa efetivamente ganhou em um período, a rentabilidade trata de dizer se o investimento realizado tem um potencial de retorno positivo e se o seu negócio está no caminho certo.

Mas como aumentar a rentabilidade do seu negócio?

Aumentar a rentabilidade de um negócio deveria ser o grande objetivo de todos os empreendedores, mas isso não é uma tarefa fácil. 

Em um mercado de muita competição, é fundamental o uso de diferenciais estratégicos que proporcionem uma melhoria contínua nos seus processos internos.

É muito comum os gestores se depararem com um dilema: onde investir para aprimorar seus processos e assim chegar ao tão sonhado cenário de uma rentabilidade aumentada?

Para te ajudar, trouxemos dicas incríveis para você aplicar em seu negócio e
chegar a um cenário positivo de rentabilidade!

1. Acompanhe de perto o fluxo de caixa

O fluxo de caixa é extremamente importante para seu negócio e se você deseja aumentar a rentabilidade deve ficar atento e acompanhar de perto toda a movimentação financeira.

A gestão de entrada e de saída do dinheiro deve ser eficiente e muito bem executada, com o objetivo de eliminar desperdícios e fornecer dados importantes ao responsável pelo controle financeiro, auxiliando a tomada de decisão.

2. Invista no pós-venda

O pós-venda é uma forma de demonstrar ao cliente que a empresa está preocupada com a sua satisfação em relação aos produtos ou serviços adquiridos por ele. Investir em um processo eficiente de pós-vendas é ideal para fidelizar o cliente e mantê-lo ativo.

3. Diminua o custo de manutenção do estabelecimento ou da aquisição do estoque

Invista em um estoque enxuto, considerando as vendas realizadas e também em manutenções preventivas para evitar gastos não previstos com a correção de equipamentos e estruturas.

4. Reduza custos e invista em processos que aumentem a produtividade da equipe

Os processos internos também merecem toda a atenção e precisam ser geridos com eficiência para reduzir ao máximo os custos desnecessários. Para focar no core business (Negócio principal), considere adotar soluções de BPO (terceirização de processos de negócios), gestão documental padronizada, armazenamento digital, redução de gastos com impressão, eficiência e rapidez na busca por informações.

É essencial investir em soluções que aumentem a produtividade da equipe, logo, um bom planejamento vai ajudar a gestão a definir o core business e o foco de atuação para organizar melhor os objetivos e metas, o que certamente contribuirá para aumentar a rentabilidade.

5. Disponibilize ofertas e programas de fidelidade

Atrair os clientes é crucial para aumentar a rentabilidade e, para isso, é preciso oferecer bons preços e produtos de qualidade. As ofertas e o marketing são ferramentas úteis para atrair e reter clientes periodicamente, divulgue ofertas para manter as pessoas perto do seu negócio.

Fidelizar um cliente traz muitos benefícios, pois, além da visita constante, ele faz um marketing positivo da empresa para amigos e familiares. Isso ajuda muito a melhorar a imagem do negócio.

Para tornar um cliente fiel ofereça a ele sempre um bom atendimento e um ambiente agradável, alinhado a processos sem burocracia.

Se você gostou deste post e das nossas dicas para aumentar a rentabilidade do seu negócio, continue de olho em nossos SMS e e-mails que sempre terá conteúdos de valor para melhorar seu negócio e seus processos.

E se você ainda não é parceiro, fale agora com nossa equipe, aqui mesmo nessa página, em nosso Chat. Nosso time está pronto para fazer sua jornada empreendedora ser mais inteligente e efetiva!

Quer fidelizar e se comunicar com seus clientes de forma assertiva?

Triibo é a plataforma de fidelização e engajamento de clientes mais usada por pequenos e médios estabelecimentos comerciais. Quer saber mais? Clique no botão abaixo:

Quer fidelizar e se comunicar com seus clientes de forma assertiva?

Triibo é a plataforma de fidelização e engajamento de clientes mais usada por pequenos e médios estabelecimentos comerciais. Quer saber mais? Clique no botão abaixo:

Fale conosco

+55 11 97069-7706

9h às 19h de seg a sex.

contato@triibo-hml.triibo.com.br

Aproveite e baixe o nosso app.

© Triibo todos os direitos reservados